sábado, 24 de abril de 2010

Amigos, amigos, amores fazem parte(Dedicado ao meu Amigo Wilker)


Alguns amigos são muito mais do que parentes: já se diz que família a gente não escolhe, amigo sim. A Amizade, assim com A maiúsculo, é um antídoto poderoso contra muitos venenos que nos causam mal: o veneno da arrogância, por exemplo.

Existe melhor remédio, mesmo sendo amargo de tomar, do que um toque do amigo nos mandando baixar a bola? Ou contando como aquela pessoa se sentiu desvalorizada quando nos colocamos no topo do mundo em importância? Podemos discordar na hora, ficar até com raiva, mas no fundo sabemos que o amigo é alguém que nos conhece do avesso, sabe dos defeitos que temos, mas em nenhum momento nos julga por causa deles.

Amizade verdadeira é uma espécie de amor incondicional. É vestir a camisa e ainda torcer pelo time do outro mesmo que o seu time não seja o mesmo. Tem amigo que cuida, que puxa a orelha, que reza pela gente, mesmo sem ter religião. Basta ter fé. Em nós.

Existe até um estudo por aí que diz que a amizade gera uma substância no nosso cérebro, a oxitocina, parecida com aquela da sensação de bem–estar depois do exercício físico. Quantos de nós temos pessoas assim na vida?

Nossos dois leitores dessa semana conseguiram ter um Amigo, daqueles que basta a gente pensar neles e eles aparecem na nossa porta, do nada, ou telefonam no meio do dia de trabalho simplesmente para perguntar: você está bem?

Como se pode pensar que isso vai se perder ao se falar de amor? Amizade assim não se perde, e o amor na verdade já está dentro dela. E mesmo que, ao se perguntar se não estão confundindo as coisas, possa haver uma mudança no estado de convivência das duas pessoas, o principal continua lá. E pode voltar a ser bom.

Se há insegurança de ser aceito, a amizade já deveria ter dado isso a você. Se há outras histórias que não foram bem sucedidas no amor, é possível reescrever essa história, agora com final feliz. O que não pode deixar de ser feito é falar para essa pessoa o quanto ela é importante para você. Só resta saber se a importância será como casal, além de como pessoas especiais. Os casais que conheço que mais se dão bem, e que convivem muitos anos com felicidade são os que são mais amigos, mais cúmplices, mais admiradores um do outro.

Pedir desculpas por alguma coisa, dar um abraço, fazer uma confidência, pensar num presente, abrir o jogo, ou se declarar apaixonado são algumas das formas de homenagear essa pessoa, que não é só um amigo como você diz na pergunta, mas mais que tudo, é um amor único, eterno e incomparável. O mais importante já existe, não há o que temer.

Como a minha Amizade com Wilker.

2 comentários:

  1. Linne obr me emocionei muito com essa postagem,seremos amigos pelo resto da vida,e respondendo a sua pergunta:eu ñ te amo,eu te adoroh!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk''' Eu tb Paixão da minha Vidááá...

    ResponderExcluir